Total de visitas: 100280
|
As origens: do Universo, da Terra e do homem
Big Bang
Modernamente, algumas teorias são formuladas para explicar o aparecimento do Universo. A teoria mais aceita no momento é a de que o Universo surgiu da grande explosão de uma enorme, pesada e quente bola: o átomo primitivo. Algum tempo depois desta explosão, e devido a ela, começou a aparecer o hidrogênio pesado. Mais algum tempo e a matéria se congelou. Muito mais tarde surgiram as galáxias e as estrelas.
Calcula-se que o Universo tenha surgido há 15 bilhões de anos e a Terra, planeta em que habitamos, se formou há 5 bilhões de anos. Sobre sua formação, acredita-se que os planetas teriam sido formados quase que ao mesmo tempo que as estrelas: algumas nuvens, ao invés de se dividirem e formarem as estrelas, concentraram-se num só núcleo, que passou a girar rodeado de novas nuvens, atraídas pela força da gravidade. Em dado momento, num processo que pode ter durado 50, 100 ou 200 milhões de anos, estas nuvens se condensaram formando os planetas e os satélites, continuando a girar em torno do sol, o núcleo inicial.
Quando isto ocorreu, a Terra era provavelmente uma bola de fogo envolvida por gases, era impossível existir a vida sob qualquer forma. Milhões e milhões de anos transcorreram para que a Terra esfriasse e os continentes aparecessem. Na realidade, tudo indica que nos primeiros tempos tenha havido um único continente que, provavelmente, por vários fatores, rompeu-se, dando a atual configuração.
Durante o processo de formação dos continentes, vapores e gases escaparam, formando nuvens tão espessas que a luz do sol não conseguia penetrá-las. E de repente veio o dilúvio. Uma chuva interminável, que durou séculos. Nas depressões da crosta terrestre e nas partes mais baixas dos continentes a água ficou acumulada: surgiram os oceanos. Os continentes e mares passaram por centenas de modificações. Terras desapareceram, outras surgiram, num processo que continua e continuará. A Terra nunca foi a mesma de hoje e, no futuro; ela será bem diferente do que é atualmente.
Surge a vida: E foi então, quando as águas esfriaram, que, há dois bilhões de anos, surgiu a vida. Não se conseguiu ainda precisar que elementos teriam tornado possível a vida, mas o fato é incontestável: a vida surgiu na água e todas as modalidades de vida têm aí sua origem.
O homem é uma das criaturas mais novas. Os primeiros homens surgiram aproximadamente há 3 milhões de anos. É aí que surge a História. Entretanto eles eram muito diferente de nós. Foram evoluindo até chegarem ao Homo Sapiens Sapiens, ou seja, até serem o que somos hoje.
|
|