Total de visitas: 100333
|
Processo histórico e as divisões da História
Se o fato histórico é produzido por causas e conseqüências, estas também serão causas de novos fatos que produzirão novas conseqüências. E assim sucessivamente. A este dinamismo todo, nós chamamos de Processo Histórico.
Assim, todos os fatos estão ligados entre si, numa sucessão de causas e efeitos. E desta maneira podemos voltar à idéia de que os fatos de hoje, muitas vezes, nada mais são do que o resultado de uma longa e lenta evolução, não querendo isso significar que a evolução cessará: os fatos que estão acontecendo hoje, estarão produzindo conseqüências e a humanidade continuará a evoluir.
A História é um processo contínuo, não tem divisões. Porém, para se estudar a evolução da humanidade, é costume dividí-la em épocas ou idades. Esta divisão, meramente com a finalidade de facilitar os estudos da História, é feita buscando-se as características de determinados períodos e é usada, exatamente, para nos mostrar o significado da referida época.
Existem diversos critérios para se dividir a História: critérios econômicos, políticos e sociais. Vamos conhecer o critério político, que é o mais usado, mas não quer dizer que seja o mais correto, nem o mais preciso.
Antes, iremos distingüir a Pré-História da História:
Por Pré-História entende-se o período compreendido entre o aparecimento do homem, cerca de 3 milhões de anos até a invenção da escrita, que ocorreu por volta de 4.000 a.C. A característica marcante deste período é a inexistência de fontes históricas escritas, que permitam a reconstituição exata dos atos humanos da época. A Pré-História compreende os períodos do Paleolítico (Selvageria) e do Neolítico (Barbárie), primeiros estágios da vida humana.
A História, propriamente dita, começa com a invenção da escrita e dura até os dias atuais.
Sua divisão reconhece 4 fases:
Idade Antiga, com início na invenção da escrita e termina no século V d.C. Abrange o aparecimento das primeiras civilizações; o desenvolvimento de grandes impérios (egípcio, mesopotâmico,persa); a Grécia e Roma. Termina com a destruíção do Império Romano, no ano 476 d.C.
Idade Média, tem início no século V e termina no século XV. Tem seu começo determinado pela destruição do Império Romano do Ocidente e pelas migrações dos povos bárbaros, que posteriormente vão se estabelecer na Europa Central e Ocidental, dando origem ao aparecimento de diversos reinos. Há uma regressão econômica, é a época do Feudalismo.
Idade Moderna, iniciou no século XV e terminou no século XVIII. Começa com o declínio do Feudalismo. Há um florescimento da vida econômica; surgem novos grupos sociais; a Europa passa por profundas transformações culturais, religiosas e políticas. A América e o Brasil são descobertos pelos europeus.
Idade Contemporânea, do século XVIII aos dias atuais. Começa com a Revolução Francesa, uma das maiores do mundo, responsável por uma série de transformações na Europa e na América. A democracia volta a existir; a técnica passa por profundas modificações com a Revolução Industrial; o nacionalismo se desenvolve; os países europeus tornam-se imperialistas; ocorrem duas guerras mundiais e há a conquista espacial.
|
|